Calcule seu IMC

  • Ex: 65,5
  • Ex: 1,70

CIRURGIA REVISIONAL

Existem diversas situações em que uma ciurgia de obesidade precisa ser revisada, e este é um procedimento que nos desperta grande interesse.

Poucas equipes se dispoem a operar estes pacientes, pois necessitam de experiência e conhecimento adequado de todas as técnicas existentes.

Nos ultimos anos temos nos especializados em realizar tais adaptações.

As situações que podem indicar revisões são:

- PACIENTES QUE NÃO SE ADAPTARAM A TÉCNICA UTILIZADA e necessitam de conversão para outra técnica ou desfazer a cirurgia (mais comum em técnicas tipo BANDA GÁSTRICA, por resultado ruim ou deslocamentos e SCOPINARO/DOMENE E "LAZAROTTO" por desnutrição e diarréia).

- EXCESSO DE PERDA DE PESO E/OU ANEMIA/DESNUTRIÇÃO: (mais comum em SCOPINARO/DOMENE" E "LAZAROTTO").

- ADERÊNCIAS OU HERNIAS INTERNAS: deslocamentos internos do intestino, com ou sem fixação que necessitam de correção por videolaparoscopia. Podem ocorrer após qualquer cirurgia abdominal inclusive as Cirurgias da Obesidade.

- PROBLEMAS TÉCNICOS/ANATOMICOS – alterações como: Retirada de anel em Cirurgia tipo Capella, Fistula Gastro-Gástrica (comunicação entra o estomago pequeno e o estomago excluso, interferindo na perda de peso), Estomago muito grande/Dilatado, Desvio intestinal insuficiente, etc.

- REGANHO DE PESO/RETORNO DO DIABETES 2 – este item necessita de muito cuidado, pois nem todos os pacientes devem ser reoperados. Não são todos os pacientes que colaboram o suficiente para o sucesso, estes precisam na verdade de apoio psicologico/nutricional/exercicio, e não cirurgia. Porém em casos selecionados, liberados pela equipe multidisciplinar a reoperação pode ser considerada, principalmente com os novos conhecimentos médicos-cirurgicos e a possibilidade de transformar uma técnica em outra.

O importante é o paciente saber que existem hoje diversas soluções que podem ser realizadas por equipes experientes e atualizadas, melhorando sua condição, mas que também a cirurgia não deve ser banalizada, tem riscos e só deve ser realizada quando todas as outras possibilidades se esgotaram.

Balão Intragástrico

 

Dr. Marcelo Z. Salem - CRM 59.961 - Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP

contato@centrodecirurgia.com.br - Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 46, conj 21, 22 e 23 Vila Nova Conceição - Cep 04544-000 São Paulo - SP | Tel: (11) 3849-0800

Centro de Cirurgia Avançada Dr. Marcelo Salem - Todos os direitos reservados - 2011

RS Web Interactive Dr. Salem agenciars.com.br